Chocolat
Vianne Rocher, uma mãe solteira e Annouk Rocher sua filha de seis anos, são viajantes e desta vez foram parar na pequena cidade (fictícia) de Lansquenet-sous-Tannes na frança.
Vienne tem uma paixão e um talento especial por chocolate e decide abrir "Maya", uma confeitaria especializada nesses pequenos pecados. Resolve então abrir seu negócio em frente à igreja da cidade.
Como toda pequena cidade católica do interior, o acontecimento causou certa desconfiança na população local, aproximava-se a quaresma, época em que todo bom católico deve provar sua fé e submeter-se a penitências, incluindo-se o jejum.
Conde Paul de Reynaud, presidente da câmara da cidade, formador de opinião, influenciando o jovem Padre Henri, que tinha acabado de assumir a paróquia, sucedendo seu antecessor após décadas de dedicação a igreja da cidade, o convence de que esse novo negócio não seria nada bom para o cumprimento das regras da igreja e está disposto a tudo para convence-la a deixar a cidade.
Como todo romance carece de um galã, Vianne conhece Roux, interpretado por Johnny Depp um viajante de barcos, pertencente a uma classe excluída, onde todos são apelidados de "Ratos do rio" . É então que a confeiteira inicia um romance com Roux e aumenta ainda mais a tensão na cidade.
Mais do que o romance entre as partes, o filme retrata um romance ainda mais intenso, o amor de Vianne pela cultura em torno do Chocolate. Ela mantém uma relação tão intensa com o alimento, que é capaz de designar uma preferência das pessoas com determinada variação da iguaria . Uma difícil missão está a frente de Vianne: Conquistar seu espaço na cidade, o respeito de toda uma sociedade preconceituosa e vale a pena conferir como termina essa história.
Elenco:
- Juliette Binoche: Vianne Rocher
- Alfred Molina: Conde Paul de Reynaud
- Carrie-Anne Moss: Caroline Clairmont
- Judi Dench: Armande Voizin
- Johnny Depp: Roux
- Hugh O'Conor: Padre Henri
- Lena Olin: Josephine Muscat
- Elisabeth Commelin: Yvette Marceau
- Peter Stormare: Serge Muscat
- Aurelien Parent Koenig: Luc Clairmont
- Victoire Thivisol: Annouk Rocher
- John Wood: Guillaume Blerot
- Leslie Caron: Madame Audel
Crítica:
Chocolat tem receção favorável por parte da crítica profissional.Chocolat é uma fábula encantadora de coração leve, com uma bela performance de Juliette Binoche. Por parte da audiência do site a pontuação é de 85%.
https://www.youtube.com/watch?v=zH3dNtJGcn8&feature=player_embedded#t=21
O filme foi apresentado, pela primeira vez, no Dia Internacional da Mulher, dado que releva o papel da protagonista e do seu trabalho no enredo do filme.